Vamos apresentar uma receita tradicional e deliciosa da culinária portuguesa: o arroz de cabidela. Este prato típico é feito com arroz cozido no sangue do próprio animal, conferindo-lhe um sabor único e rico em sabores. Apesar de parecer um prato complexo, a preparação do arroz de cabidela é bastante simples e fácil de seguir. Venha descobrir como fazer esta iguaria e apreciar a delícia que é o arroz de cabidela.
Ingredientes:
- 1 frango cortado em pedaços
- 2 cebolas médias
- 4 dentes de alho
- 200ml de vinho tinto
- 500g de arroz
- 1 colher de sopa de colorau
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
- Óleo ou azeite q.b.
- Água q.b.
Modo de preparação:
- Comece por lavar bem os pedaços de frango e reserve.
- Pique finamente as cebolas e os dentes de alho.
- Numa panela grande, aqueça um pouco de óleo ou azeite em lume médio e adicione as cebolas e os alhos picados. Deixe refogar até ficarem dourados.
- Adicione o frango à panela e deixe dourar de todos os lados. Tempere com sal, pimenta e o colorau. Mexa bem para que o tempero incorpore no frango.
- Acrescente o vinho tinto à panela e deixe cozinhar por alguns minutos, para que o álcool evapore e o sabor do vinho se incorpore na carne.
- Adicione água suficiente para cobrir o frango na panela. Reduza o lume para médio-baixo e deixe cozinhar até o frango ficar macio e o caldo reduzir.
- Retire o frango da panela e reserve. Coe o caldo da cozedura, separando o líquido do sólido.
- Meça o caldo obtido e acrescente água suficiente para obter o dobro da quantidade de líquido em relação ao arroz. Por exemplo, se tiver 500ml de caldo, adicione 1 litro de água.
- Leve o caldo ao lume novamente e quando começar a ferver, adicione o arroz. Cozinhe o arroz de acordo com as instruções da embalagem ou até ficar al dente.
- Enquanto o arroz cozinha, desfie o frango em pedaços pequenos.
- Quando o arroz estiver pronto, adicione o frango desfiado e misture bem.
- Sirva o arroz de cabidela bem quente, acompanhado de salada verde ou legumes cozidos.
O arroz de cabidela é um prato típico e saboroso, com um toque agridoce proporcionado pelo sangue do frango. Apesar de parecer complexo, a preparação é bastante simples e não requer ingredientes difíceis de encontrar. A combinação do frango suculento com o arroz rico em sabores resulta numa verdadeira delícia para os apreciadores da gastronomia portuguesa. Desfrute deste prato tradicional e surpreenda-se com a explosão de sabores que o arroz de cabidela proporciona. Bom apetite!
Estudei na área de animação sócio cultural e sempre fui apaixonada por ler e escrever. Actualmente sou animadora sócio-cultural, consultora independente de viagens e também sou blogger nas temáticas culinária, lifestyle, moda, utilidades, desporto e viagens.