Hoje, vou partilhar com vocês uma receita tradicional portuguesa que é um verdadeiro clássico nas festividades: as deliciosas rabanadas de vinho. Estas fatias de pão embebidas numa mistura aromática e fritas até ficarem douradas são um verdadeiro mimo para o paladar. Prepare-se para descobrir como é fácil e prazeroso fazer estas rabanadas na sua própria cozinha, e desfrutar da sua incrível delícia.
Como fazer rabanadas de vinho
As rabanadas de vinho são fáceis de fazer e uma verdadeira delícia. Misture vinho tinto, açúcar, cascas de limão e laranja, e ferva para criar uma mistura aromática. Corte o pão em fatias, mergulhe-as no vinho quente e, em seguida, passe pelos ovos batidos. Frite as fatias em óleo quente até ficarem douradas e crocantes. Retire o excesso de óleo e polvilhe com canela e açúcar. As rabanadas têm uma textura macia por dentro e uma crosta crocante, com um sabor delicioso e aromático. Esta receita é fácil de seguir e pode ser apreciada em qualquer altura do ano, seja em festividades ou para adoçar o dia.
Ingredientes para a receita de rabanadas de vinho
- 1 pão de forma (preferencialmente um pouco duro)
- 500ml de vinho tinto
- 200g de açúcar
- 4 ovos
- Casca de limão
- Casca de laranja
- Canela em pó q.b.
- Óleo para fritar
Modo de preparação
- Numa panela, coloque o vinho tinto, o açúcar, a casca de limão e a casca de laranja. Leve ao lume médio até ferver e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos para que os sabores se misturem.
- Enquanto o vinho está a aquecer, corte o pão em fatias com cerca de 2 cm de espessura. Se preferir, retire as crostas.
- Numa tigela, bata os ovos.
- Mergulhe as fatias de pão no vinho quente, deixando-as absorver a mistura durante alguns segundos de cada lado.
- Em seguida, passe as fatias de pão pelo ovo batido, certificando-se de que ficam bem revestidas.
- Aqueça o óleo numa frigideira funda e frite as rabanadas até ficarem douradas e crocantes, virando-as para que cozinhem por igual.
- Retire as rabanadas da frigideira e coloque-as sobre papel absorvente para eliminar o excesso de óleo.
- Polvilhe as rabanadas com canela em pó e açúcar a gosto.
- Sirva as rabanadas ainda mornas, acompanhadas de um chá quente ou um copo de vinho doce.
Gostou da Receita? Siga o @receitasdamama.pt no Instagram. Lá publicamos receitas diariamente.
Estudei na área de animação sócio cultural e sempre fui apaixonada por ler e escrever. Actualmente sou animadora sócio-cultural, consultora independente de viagens e também sou blogger nas temáticas culinária, lifestyle, moda, utilidades, desporto e viagens.