Vamos apresentar uma receita tradicional portuguesa: o Bacalhau de Cebolada com Molho Béchamel. Esta é uma combinação irresistível de bacalhau desfiado, cebolas caramelizadas e um delicioso molho béchamel. Além de ser um prato reconfortante e saboroso, o Bacalhau de Cebolada com Molho Béchamel é surpreendentemente fácil de fazer. Prepare-se para se deliciar com esta iguaria!
Ingredientes:
- 500g de bacalhau demolhado e desfiado
- 3 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
- 3 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 500ml de leite
- Sal e pimenta a gosto
- Noz-moscada a gosto
- Coentros ou salsa picada para decorar (opcional)
Modo de preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180°C.
- Num tacho, aqueça o azeite e a manteiga em lume médio. Adicione as cebolas e os alhos picados e deixe refogar até as cebolas ficarem macias e douradas.
- Adicione o bacalhau desfiado ao tacho e envolva bem com as cebolas. Tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe cozinhar por alguns minutos, até o bacalhau ficar macio e bem incorporado às cebolas.
- Entretanto, prepare o molho béchamel. Numa panela, derreta a manteiga em lume médio. Adicione a farinha de trigo e mexa bem até obter uma mistura homogénea.
- Aos poucos, adicione o leite, mexendo constantemente para evitar a formação de grumos. Continue a mexer até o molho engrossar e ficar cremoso.
- Tempere o molho béchamel com sal, pimenta e noz-moscada a gosto.
- Verta o molho béchamel sobre o bacalhau de cebolada no tacho e misture delicadamente para que todos os ingredientes fiquem bem envolvidos.
- Transfira o preparado para um pirex ou travessa de forno e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos, ou até dourar ligeiramente.
- Retire do forno e, se desejar, polvilhe com coentros ou salsa picada para dar um toque de frescura.
O Bacalhau de Cebolada com Molho Béchamel é uma verdadeira delícia que combina os sabores intensos do bacalhau, cebola caramelizada e o cremoso molho béchamel. A melhor parte é que é uma receita relativamente fácil de preparar, mesmo para os menos experientes na cozinha. Sirva esta iguaria acompanhada de batatas cozidas ou um arroz branco soltinho e desfrute de um prato verdadeiramente reconfortante. Bom apetite!
Estudei na área de animação sócio cultural e sempre fui apaixonada por ler e escrever. Actualmente sou animadora sócio-cultural, consultora independente de viagens e também sou blogger nas temáticas culinária, lifestyle, moda, utilidades, desporto e viagens.