Pudim de Laranja uma receita surpreendentemente fácil para saborear

Pudim de laranja
Pudim de laranja-créditos do canal Dika da Naka

Se você é fã de sobremesas cítricas e adora pudim, vai adorar esta receita fácil e deliciosa de pudim de laranja! Com poucos ingredientes e passos simples, você terá um doce irresistível para saborear. A combinação do sabor doce e ácido da laranja torna esse pudim uma opção refrescante e cheia de sabor. Experimente essa receita e compartilhe com seus amigos e familiares!

Como fazer pudim de laranja

Para fazer o pudim de laranja, comece pré-aquecendo o forno e caramelizando uma forma de pudim. Em seguida, prepare a calda de laranja, derretendo açúcar até obter um caramelo dourado e depois adicionando água e sumo de laranja. Despeje essa calda na forma caramelizada e reserve. No liquidificador, misture ovos, leite condensado, sumo de laranja e raspas de laranja (opcional) até obter uma mistura homogénea. Despeje essa mistura sobre a calda na forma e asse em banho-maria até que o pudim esteja firme, mas ainda cremoso no centro. Após arrefecer e ir ao frigorifico, desenforme o pudim para revelar a calda brilhante por cima, proporcionando uma sobremesa deliciosa e refrescante.

Ingredientes para a receita de pudim de laranja

  • 4 ovos
  • 1 lata de leite condensado ( 395 g)
  • A mesma medida da lata vazia de sumo de laranja ( 300 ml)
  • 1 colher (chá) raspas de laranja ( 6 g) opcional
Ingredientes para Calda de laranja
  • 1 chávena (chá) de açúcar ( 180 g)
  • ½ chávena (chá) de água ( 120 ml)
  • 4 colheres (sopa) sumo de laranja ( 60 ml)

Modo de preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C e prepare uma forma de pudim (com furo no meio) de tamanho adequado, untando-a com margarina e polvilhando com açúcar para caramelizar.
  2. Comece preparando a calda de laranja: Em uma panela, coloque o açúcar e leve ao fogo médio. Deixe o açúcar derreter e caramelizar até que fique com uma cor dourada. Cuidado para não queimar. Quando estiver no ponto desejado, adicione a água e o sumo de laranja. Mexa bem e deixe cozinhar por mais alguns minutos até que a calda esteja homogénea e ligeiramente espessa. Despeje essa calda caramelizada no fundo da forma de pudim e reserve.
  3. Em um liquidificador, coloque os ovos, o leite condensado, o sumo de laranja (use a medida da lata vazia de leite condensado) e, se desejar, as raspas de laranja para dar sabor adicional.
  4. Bata tudo no liquidificador até obter uma mistura completamente homogénea.
  5. Despeje essa mistura na forma de pudim sobre a calda caramelizada.
  6. Cubra a forma com papel alumínio ou a tampa apropriada, se ela tiver uma, para evitar que a água entre durante o cozimento em banho-maria.
  7. Coloque a forma de pudim dentro de uma forma maior e mais funda. Encha a forma maior com água quente até atingir metade da altura da forma de pudim.
  8. Leve ao forno pré-aquecido em banho-maria e asse por cerca de 1 hora a 1 hora e 30 minutos, ou até que o pudim esteja firme, mas ainda ligeiramente cremoso no centro. Para verificar o cozimento, insira um palito no centro do pudim; se sair limpo, o pudim está pronto.
  9. Retire a forma de pudim do forno e do banho-maria e deixe-a arrefecer em temperatura ambiente. Em seguida, leve ao frigorifico por algumas horas ou até que esteja completamente frio.
  10. Para desenformar, passe uma faca de ponta fina pelas bordas do pudim para soltá-lo da forma. Coloque um prato de servir sobre a forma e vire-a de cabeça para baixo. A calda caramelizada escorrerá sobre o pudim, formando uma cobertura brilhante e saborosa.
  11. Sirva o pudim de laranja gelado e aproveite esta sobremesa deliciosa e refrescante!

Gostou da Receita? Siga o @receitasdamama.pt no Instagram. Lá publicamos receitas diariamente.

Veja outras receitas interessantes

Navegue nas nossassugestões.

Outras Receitas

Deliciosos Coquinhos com chocolate receita húmida de dar água na boca
Coquinhos com Chocolate

Coquinhos com Chocolate-créditos do canal Cozinha do Miguel Os coquinhos com chocolate são uma deliciosa opção Read more

Molotof Natalício delicioso pudim de claras com amêndoas e alperces para adoçar o seu Natal
Molotof Natalício

MOLOTOF NATALÍCIO - PUDIM DE CLARAS COM AMÊNDOAS E ALPERCES-créditos do canal Cozinha do Miguel O Read more

Deliciosos palmiers folhadinhos de canela receita fácil e irresistível
Palmiers Folhadinhos de Canela

Palmiers Folhadinhos de Canela-créditos do canal Cozinha do Miguel Os palmiers são uns deliciosos folhadinhos de Read more

Receita de fofos de banana deliciosos e super fáceis de fazer
Fofos de Banana

Fofos de Banana-créditos do canal Cozinha do Miguel Se você está à procura de uma sobremesa Read more

Deixe um comentário

Siga-nos através do Google Notícias

ou